Print this Page

Endocrinologia Pediátrica

A Endocrinologia Pediátrica é a área da medicina que cuida da criança e do adolescente com problemas hormonais.
Os hormônios são substâncias essenciais para manter o equilíbrio do nosso corpo e assim propiciar o crescimento e desenvolvimento adequado ao longo da infância e durante a puberdade.

A Endocrinologia Pediátrica no Brasil é uma especialidade relativamente nova, reconhecida como área de atuação da Pediatria desde 2001. Por esse motivo, muitas crianças e adolescentes ainda são atendidos e acompanhados por endocrinologistas de adultos, o qual não tiveram formação básica em pediatriaA criança não é um adulto pequeno, e o seu tratamento deve ser especializado e individualizado visando o tratamento adequado da doença hormonal, sem prejudicar o crescimento e o desenvolvimento da mesma. Nos Estados Unidos, assim como em vários países da Europa, o atendimento de uma criança só é realizado pelo Endocrinologista Pediatra.

Mais do que um endocrinologista, o Endocrinologista Pediatra é um pediatra que conhece a fisiologia natural do desenvolvimento infantil e as patologias comuns da infância e da adolescência.  A sua formação básica é feita com duas residências médicas: Pediatria Geral (2 anos) e Endocrinologia Pediátrica (+ 2 anos).

A especialidade tem crescido muito e lida com problemas variados, tais como: comprometimento de crescimento (alta ou baixa estatura), distúrbios da puberdade (precoce ou atrasada), diabetes mellitus (insulino-dependente ou não), alterações da tireoide (produção baixa ou excessiva de hormônios tireoideanos), obesidade, alterações da glândula suprarrenal, distúrbios da diferenciação sexual (podendo cursar com ambiguidade genital ou não) e vários problemas metabólicos envolvendo alterações lipídicas (colesterol ou triglicerídeos elevados), o metabolismo de cálcio e fósforo (raquitismos e osteosporose), além de algumas síndromes genéticas que podem englobar uma ou várias das alterações acima citadas (ex: síndrome de Down, de Turner, de Klinefelter, Rubinstein-Kabi, Noonan, Prader-Willi, dentre outras).

Este site foi criado para os pacientes, crianças e adolescente, seus pais, pediatras e todas as pessoas que queiram obter informações seguras e confiáveis sobre a especialidade_Endocrinologia Pediátrica. Endoped.med.br tem o objetivo de educar e promover a saúde do paciente pediátrico através da oferta de informações fidedignas e de qualidade, com suporte em evidências científicas, usando uma linguagem acessível para todas as idades e culturas. Este site respeita a privacidade dos pacientese todas as normas que regulamentam o exercício ético-profissional da medicina. É importante ressaltar que cada caso é individualizado; e as informações contidas neste site não exclui a necessidade da consulta médica. A consulta com o especialista permitirá esclarecer suas dúvidas e chegarmos a um diagnóstico e tratamento adequado para o seu caso.

http://anenisiaandrade.endoped.med.br